ACESSO RÁPIDO
                   


JOAO QUIRÓZ GOVEA - PANAMÁ

Gestão das águas subterrâneas

JOAO QUIRÓZ GOVEA Advogado panamenho. Formou-se em Direito e Ciências Políticas pela Universidad de Panamá. Atualmente estuda no Curso de Especialização Em Direito Ambiental Nacional e Internacional na Universidade Federal de Rio Grande do Sul.


PAULO ROBINSON DA SILVA SAMUEL - BRASIL

"Planos de bacias e plano estadual"

PAULO ROBINSON DA SILVA SAMUEL Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), em Engenharia Civil, área concentração em Engenharia Urbana. Engenheiro do Departamento Municipal de Águas e Esgotos de Porto Alegre (1993-2005). Engenheiro atuando na área de Gestão Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia com ênfase em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos.


ANTONIO EDUARDO LEÃO LANNA - BRASIL

"Cobrança pela água"

ANTONIO EDUARDO LEÃO LANNA ossui graduação em Escola de Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973) e doutorado em Engenharia Civil - Colorado State University (1981). Consultor na área de recursos hídricos, com experiência na área de engenharia de recursos hídricos, com ênfase em hidrologia e planejamento de recursos hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia, planos de bacia hidrográfica, gestão de recursos hídricos, instrumentos de gestão de recursos hídricos: enquadramento de corpos de água, outorga de direitos de uso da água e cobrança pelo uso da água.


PAULO AFFONSO LEME MACHADO - BRASIL

"Cobrança pela água"

PAULO AFFONSO LEME MACHADO possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1961), e mestrado em Direito Ambiental pela Universidade "Robert Schuman", Estrasburgo, França (1978). Recebeu título de doutor "Honoris causa", por notório saber jurídico-ambiental, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e pela Vermont Law School. South Royalton, Estado de Vermont, Estados Unidos da América (2013). É doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), e Pós-Doutor pela Universidade de Limoges (França), tendo realizado pesquisas em Ressources en eau et droit international , sob a supervisão do Prof. Dr. Gerard Monnediaire, Diretor do Centre de Recherches Interdisciplinaires en Droit de L´Environnement, de l´Aménagement et de l´Urbanisme CRIDEAU (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental nacional e internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, constituição federal e meio ambiente, direito à informação e meio ambiente. Premiações recentes: Medalha Mérito Ambiental/2009, concedida pelo IBAMA (2009). Diploma Chico Mendes de Ecologia e Meio Ambiente Câmara Municipal de Piracicaba, (2009). Homenageado pelo Superior Tribunal de Justiça da Cidade Autônoma de Buenos Aires - Argentina (2009). Chevalier de La Légion d´ Honneur, título concedido pelo Governo da França (2011)


JACKSON MÜLLER - BRASIL

"O sistema Estadual de recursos hídricos: avanços e retrocessos na sua implantação"

JACKSON MÜLLER Jackson Müller é Biólogo, com Pós-graduação em Biologia: Bioquímica (1987/1994 - UFRGS). Foi Diretor e Secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Estância Velha (1993-1996) e da Prefeitura de Novo Hamburgo (1997-2005). Atuou como Chefe da Divisão de Planejamento e Diagnóstico, bem como Diretor Técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental - FEPAM (2005-2007). Foi Assessor de Meio Ambiente da Federação das Associações de Municípios do RS - FAMURS (1993-2003). É professor do Curso de Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental da UNISINOS (desde 1992) e dos Cursos de Pós-Graduação em Direito Ambiental da Universidade de Caxias do Sul. Tem diversos artigos e livros publicados na área de administração ambiental, legislação, arborização urbana e educação ambiental, bem como artigos sobre controle da poluição industrial e gestão de resíduos sólidos. Atuou como Perito e Interventor Judicial da União dos Trabalhadores em Resíduos Especiais e Saneamento - UTRESA - Estância Velha/RS (2006-2011). Trabalhou como adido do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente e Divisão de Assessoramento Técnico do Ministério Público Estadual (2010-2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, ministrando as disciplinas de Ensino de Biologia, Administração Ambiental Municipal, Gestão Ambiental, Manejo de Bacias Hidrográficas, Recuperação de Áreas Degradadas em nível de Graduação, bem como de Licenciamento e Direito Ambiental em nível de Pós-Graduação. Desenvolveu diversos projetos de recuperação de áreas degradadas em municípios como Estância Velha, Novo Hamburgo, Bom Princípio de Araricá. É perito judicial nomeado em diversos processos judicias ambientais. Presta assessoria e consultoria técnica em licenciamentos, elaboração de planos de gerenciamento de resíduos, planos de saneamento ambiental e remediação de áreas degradadas. É doutorando do Curso de Pós Graduação em Ecologia da UNISINOS, com ênfase em serviços ecossistêmicos.


DANIEL SCHMITZ - BRASIL

"O sistema Estadual de recursos hídricos: avanços e retrocessos na sua implantação"

DANIEL SCHMITZ Engenheiro Agrônomo, Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas.


VICTOR SORRENTINO - BRASIL

"O poder da água"

VICTOR SORRENTINO Diretor da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia Clínica Sorrentino de Cirurgia Plástica Médico formado pela Universidade Luterana do Brasil. Especialização em Cirurgia Geral na 15ª enfermaria do Hospital de Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Especialização em Cirurgia Plástica e reconstrutiva da mama na 28ª enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, pelo Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas. Membro adjunto do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia. Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Plástica Estética Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria Preventiva Membro do Grupo Longevidade Saudável Membro da WOSIAM - World Society Interdisciplinary Anti-aging Medicine Membro da HS - The International Hormone Society Membro da American Academy of Anti-Aging Medicine Diretor da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (SOBRAF)


PILAR CAROLINA VILLAR - BRASIL

"O Aquífero Guarani: reserva local e transnacional"

PILAR CAROLINA VILLAR Doutora e mestre em Ciência Ambiental pela USP. Especialista em Instrumentos e Políticas de Gestão Ambiental pela Universidade CEU San Pablo (Espanha). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Franca. Professora substituta do curso de Gestão Ambiental da USP. Atua nas áreas de políticas públicas, direito ambiental, direito internacional do meio ambiente, gestão ambiental, educação ambiental, planejamento urbano e especialmente recursos hídricos.


NOEMIA BOHN - BRASIL

"Gestão de águas subterrâneas"

NOEMIA BOHN Possui graduação em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1984), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), doutorado em Direito das Relações Sociais, sub-área Direitos Difusos e Coletivospela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e pós-doutorado junto a Unité Mixte de Recherche Territoires, Environement, Télédetéction et Information Spatialisée UMR TETIS (CEMAGREF, CIRAD, ENGREF) na Maison de la Télédetéction com o tema Reflexão sobre os procedimentos jurídico-administrativos de prevenção e resolução de conflitos relacionados ao manejo da água . Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Participa de três grupos de pesquisa: 1) Gestão de Bacia Hidrográfica; 2)Gestão Ambiental Organizacional; 3) Direitos Fundamentais, Cidadania e Novos Direitos. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Direito Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos; Instrumento e Métodos de Gestão Ambiental em Organizações; Políticas Públicas Ambientais Municipais; Prevenção, Gestão e Resolução de Conflitos Ambientais.


RICARDO HIRATA - BRASIL

"Gestão de águas subterrâneas"

RICARDO HIRATA Ricardo Hirata é geólogo formado pela UNESP, professor do Instituto de Geociências da USP e Diretor do CEPAS (Centro de Pesquisas de Água Subterrâneas). Desenvolveu o seu doutorado e mestrado na USP e Pós-doutorado na Universidade de Waterloo (Canadá). É consultor da UNESCO e da International Atomic Energy Agency (IAEA) e foi Membro Assessor em Águas Subterrâneas do Banco Mundial (GW-Mate). Foi Hidrogeólogo Sênior do Instituto Geológico (São Paulo), Professor Visitante na Universidad de Costa Rica (Programa Canadá-Costa Rica), Hidrogeólogo Residente do CEPIS-Organização Mundial da Saúde (Peru) e Hidrogeoquímico Chefe do Departamento de Águas e Energia Elétrica (São Paulo). Atuou também como consultor da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS/OMS). Com 29 anos de experiência tem trabalhado intensivamente com recursos hídricos e águas subterrâneas no Brasil e em mais de 26 países, inclusive ministrando cursos profissionais. Foi nominado Cidadão Honorário de Sucre (Boívia) e Santo Domingo (República Dominicana). Teve sob sua orientação 16 mestrados, 8 doutorados e 57 outras orientações. Desde 1984, tem vários trabalhos publicados em hidrogeologia, incluindo manuais de referências e livros para a OPAS/OMS, Banco Mundial e UNESCO, traduzidos em inglês, espanhol e português. Desde 2011, é Editor Associado da Revista Brasileira de Geociências. É pesquisador 1B do CNPq.


MAUDE BARLOW - CANADÁ

"Direito fundamental de acesso à água em quantidade suficiente e qualidade adequada"

MAUDE BARLOW É a presidente nacional do Conselho de Canadenses , organização de defesa dos cidadãos com os membros e capítulos em todo o Canadá. É também o co-fundador do Projeto Planeta Azul, que trabalha internacionalmente para o direito humano à água. Maude preside o conselho da sede em Washington Food & Water Watch , é membro fundador da sede em San Francisco International Forum on Globalization. Em 2008/2009, atuou como Consultor Sênior em água a 63 º Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas . É autora e co-autor de 16 livros.


Inove Eventos