ACESSO RÁPIDO
                   


Patrick Laigneau - França

"Cobrança pelo uso da água no Brasil: avanços e desafios"

Patrick Laigneau Engenheiro em gestão de recursos hídricos formado na França e antropólogo com mestrado e doutorado em andamento no programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS. Foi funcionário da Agência da Água Rhode Méditerranée Corse na França. Pesquisa atualmente a historia comparada das Agências e Comites de Bacias no Brasil e na França.


Luiz Alberto Arend Filho - Brasil

"Águas urbanas: Responsabilidades e desafios"

Luiz Alberto Arend Filho


Eduardo Coral Viegas - Brasil

"Os desafios da gestão da água em nível local, nacional e internacional"

Eduardo Coral Viegas Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é Promotor de Justiça em Porto Alegre/RS. É especialista em Direito Civil e mestre em Direito Ambiental. Foi professor de graduação universitária, e atualmente ministra aulas em curso preparatório para concurso e em pós-graduação. Integra a Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente (ABRAMPA). É autor dos livros Visão Jurídica da Água e Gestão da Água e Princípios Ambientais, e de diversos artigos na área do Direito. Tem participado de eventos na área do Direito Ambiental como conferencista e palestrante.


Luiz Fernando Scheibe - Brasil

"Água: busca do erquílibrio entre as necessidades do homem e dos ecossistemas"

Luiz Fernando Scheibe Geólogo pela UFRGS, Doutor em Ciências (Mineralogia e Petrologia) pela USP (1986), Pesquisador 2 do CNPq e Professor Titular Emérito da UFSC. Atualmente, coordena o Projeto REDE GUARANI/SERRA GERAL em SC.


Joao Quiróz Govea - Panamá

"Cooperação internacional pelo uso equitativo e múltiplo da água pela preservação ambientaç"

Joao Quiróz Govea Bacharel em Direito e Ciências Políticas da Universidad de Panamá, Advogado panamenho. Fez estudos no Mestrado de Docência Superior na Universidad Tecnológica de Panamá. É estudante do Curso de Especialização em Direito Ambiental Nacional e Internacional na Universidade Federal de Rio Grande Do Sul. Tem publicado alguns artigos sobre pesquisas especializadas em Direito e Ciências Políticas em revistas panamenhas. É autor do blog www.mediocerrado.com


Fernando Urquidi-Barrau - Bolivia

"Cooperação internacional pelo uso equitativo e múltiplo da água pela preservação ambientaç"

Fernando Urquidi-Barrau Ingeniero Geólogo boliviano titulado de la Facultad de Geología de la Universidad Mayor de San Andrés, La Paz; con un Doctorado (PhD) en Geoquímica Aplicada del Imperial College of Science and Technology, Universidad de Londres, dos Maestrías (UMSA y DAEN) y varios Diplomados. Es Miembro Académico de Número de la Academia Nacional de Ciencias de Bolivia, y es miembro y ex-Presidente del Colegio de Geólogos de Bolivia. Es el Punto Focal del Programa de Aguas del Interamerican Association of National Academies de Sciences (IANAS) para Bolivia. También es miembro de la International Association of Exploration Geochemistry, la Association of Geoscientists for International Development, la Asociación Boliviana para el Avance de la Ciencia (ABAC) y Asociación Boliviana de Planeamiento. Es autor y/o co-autor de más de 20 publicaciones de diversos temas geológicos incluyendo los recursos hídricos, geoquímica, estrategia y proyectos mineros. Ha trabajado en diferentes puestos técnico-ejecutivos tanto en el sector público como privado, en el Ministerio de Minería, en el Servicio Geológico de Bolivia, el Gobierno Municipal de La Paz. Fue Gerente de ORVANA Minerals Bolivia y New World Resources Bolivia S.A. Por más de 20 años fue Consejero Económico Senior (FSN) para la Embajada de los Estados Unidos de América en La Paz. Es también catedrático de la Universidad Mayor de San Andrés y Consultor de varias empresas privadas.


Pedro Roberto Jacobi - Brasil

"Os desafios da gestão da água em nível local, nacional e internacional"

Pedro Roberto Jacobi Sociólogo, Mestre em Planejamento Urbano pela Harvard University, Doutor em Sociologia pela USP e Livre Docente em Educação. Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós- Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM-USP). Pesquisador 1A do CNPq. Coordenador do Doutorado do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (2012-2014). Editor da revista Ambiente e Sociedade. Coordenador do Grupo de Trabalho - Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Membro da CEPA/USP- Comissão de Estudos de Problemas Ambientais da USP. Presidente do Conselho de Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) do Brasil. Membro da Rede Waterlat. Membro do Comitê Executivo de Ambiente e Sociedade da Associação Internacional de Sociologia (ISA). Coordenador do Grupo de Pesquisa Governança Ambiental -USP (GovAmb-USP) com ênfase nos temas governança da água, valoração ambiental, pegada hídrica, aprendizagem social e governança de recursos naturais, mudança climática e políticas públicas ambientais, governança ambiental urbana e metropolitana, educação para a sustentabilidade.


HYPE
Inove Eventos