ACESSO RÁPIDO
                   


Visita à Secretaria de Obras Públicas

15/01/2011

De 10 a 12 de maio, ambientalistas, jornalistas e comunidade discutirão o descaso com o meio ambiente e os usos sustentáveis da água. Os desastres climáticos também devem nortear grande parte dos painéis do II Fórum Internacional de Gestão Ambiental, em Porto Alegre. Em reunião com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI), organizadora do evento, na manhã desta terça-feira, 15, o secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, afirmou o interesse de a pasta participar.

- Em virtude da amplitude do trabalho aqui da SOP com os departamentos de irrigação e de recursos hídricos poderíamos participar até de mais de um painel - afirmou.

O presidente da ARI, Ercy Pereira Torma, destacou a importância da contribuição da SOP na discussão da gestão ambiental, já que a mesma trata da prevenção dos estragos da estiagem nos municípios do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, Busato apresentou à direção do órgão, um projeto da SOP para a construção de 30 barragens no estado. O secretário buscará junto ao Ministério da Integração Nacional apoio para a sua implantação.

- Se pelo uma ou duas barragens forem aprovadas comemoraremos - conclui.

A ideia consiste ainda na elaboração de um futuro plano de irrigação estadual. 

O II Fórum Internacional de Gestão Ambiental ocorre no centro de Evento do Hotel Plaza São Rafael. Mais informações pelo site www.figambiental.com.br.



Visita a SEMA/RS

12/01/2011

A secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, recebeu, nesta quarta-feira (12), a visita do presidente da Associação Riograndense de Imprensa, Ercy Pereira Torma, de Ilda Faria, também da ARI e do engenheiro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Luiz Antônio Grassi, que vieram apresentar e buscar apoio da Sema para o 2° Fórum Internacional de Gestão Ambiental. O tema desta edição, que acontece de 22 a 24 de março no Hotel Plaza São Rafael, é Água e Comunicação: uma relação vital. "A abertura do evento está marcada para o dia 22 de março, Dia Mundial da Água e a ARI está envolvida com o Fórum por saber da relevância do tema para a sociedade", informou Ercy Pereira Torma. 

O objetivo principal do evento é trazer a importância da troca de experiências entre os profissionais da área, assim como aproximar a sociedade dos estudos e trabalhos realizados para a promoção do consumo consciente. De acordo com Luiz Antônio Grassi, "a participação de todos diante de um assunto tão importante é imprescindível para a boa gestão no sentido de que não falte água de qualidade para as gerações futuras", afirmou. 

Assim como a primeira edição, ocorrida em março passado com o tema Água, o grande desafio, o evento é destinado a pesquisadores, professores, cientistas, representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal, além de empresários e população em geral. O Fórum é dividido por painéis com convidados relacionados ao assunto. Dentre as pautas pré-definidas estão os usos de novas linguagens de comunicação na luta pelo meio ambiente, a comunicação entre os órgãos de gestão da água e a sociedade, novas plataformas de comunicação e a crise da água, a educação ambiental, entre outros. A secretária Jussara Cony se mostrou motivada com o evento e garantiu o apoio do Sema. "O Estado deve ser indutor no desenvolvimento e estar atento as expectativas e as demandas da sociedade", disse ela. 



Inove Eventos